Esse novo cenário gerado pela popularização da Internet e isolamento social por conta do COVID-19 exige que os escritórios de advocacia e advogados autônomos adotem o marketing jurídico – não como forma de diferenciação, mas como única saída para os novos tempos.
Dessa maneira, o marketing jurídico executado em toda sua maestria será capaz de gerar credibilidade, construir autoridade e influência. E, consequentemente, aproximar seus contatos do escritório até que se tornem clientes.
Afinal, entender sobre marketing jurídico é inegavelmente uma forma de colocar em prática os anseios do empreendedorismo jurídico e se desenvolver como profissional de referência na sua área de atuação.
Então, vamos começar a desvendar um pouco mais sobre marketing jurídico agora e sobre como atrair mais clientes para o seu escritório!
Marketing Jurídico e Código de Ética
Primeiramente, é bom lembrar que o Código de Ética não proíbe o profissional de recorrer ao marketing, como se pode ver:
“Art. 28. O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade”.
No mesmo sentido, o art. 39 do Código de Ética da OAB prevê que o advogado pode divulgar o seu trabalho e, para isso, pode utilizar meios que propaguem informação.
“Art. 39. A publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão”.
Assim, o marketing jurídico ético preza-se pelo marketing inbound, que não agride o cliente, mas se preocupa em primeiro gerar conexões com o público alvo, para depois conquistar a permissão de comunicar o seu trabalho ou serviço.
Logo, suas estratégias são mais sutis, indiretas e permitem que o cliente procure a empresa e não o contrário.
O que é e como fazer Marketing Jurídico Inbound?
Esse tipo de marketing é o modelo ideal para advogados que querem aumentar sua rede de clientes sem violar as restrições estabelecidas pelo Código de Ética, pois o modelo inbound atrai o cliente pela informação e não pela venda direta de propostas.
Conforme ilustre doutrinadora ASSAD, o objetivo do marketing inbound é justamente conquistar o interesse das pessoas por meio de conteúdo relevante, conquistando autoridade e convertendo-as posteriormente em clientes.
“O objetivo central do Inbound Marketing é transformar usuários em leads, que são contatos qualificados, ou seja, dados de forma espontânea pelos usuários, transformando leads em clientes e clientes em fiéis divulgadores da marca”.
Na prática:
No primeiro momento, você pode começar a utilizar o marketing jurídico inbound atraindo o público por meio de divulgação relevante em blogs, artigos impressos ou redes sociais.
Em segundo momento, usando ações para converter esses contatos, como e-books e webinars, você vai criar relacionamentos para mostrar seus serviços e suas diferenças no mercado.
Por fim, de forma natural esses contatos se transformarão em clientes e divulgadores do seu nome.
É um processo longo, trabalhoso, mas que representará não só uma tendência, mas uma medida imprescindível para os novos tempos na advocacia.
Considerações finais sobre marketing jurídico
A busca de informações, o mundo e os clientes mudaram muito.
Hoje, qualquer pessoa tem uma facilidade de busca de informações pelo Google em instantes. Dessa forma, o Marketing Jurídico ocorrerá de fato atraindo pessoas certas por meio de informações relevantes.
Logo, o advogado que adota estratégias de marketing jurídico inbound no seu dia a dia possui maiores oportunidades de gerar conexões e se destacar através da credibilidade criada.
Isto é, com o avanço nas novas formas de tecnologia e com as transformações sofridas dentro da própria advocacia, o marketing jurídico não será mais só tendência, mas única saída para “o novo normal” na advocacia.
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