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Marketing jurídico: como atrair clientes para o seu escritório

Esse novo cenário gerado pela popularização da Internet e isolamento social por conta do COVID-19 exige que os escritórios de advocacia e advogados autônomos adotem o marketing jurídico – não como forma de diferenciação, mas como única saída para os novos tempos.

Dessa maneira, o marketing jurídico executado em toda sua maestria será capaz de gerar credibilidade, construir autoridade e influência. E, consequentemente, aproximar seus contatos do escritório até que se tornem clientes.

Afinal, entender sobre marketing jurídico é inegavelmente uma forma de colocar em prática os anseios do empreendedorismo jurídico e se desenvolver como profissional de referência na sua área de atuação.

Então, vamos começar a desvendar um pouco mais sobre marketing jurídico agora e sobre como atrair mais clientes para o seu escritório!

Marketing Jurídico e Código de Ética

Primeiramente, é bom lembrar que o Código de Ética não proíbe o profissional de recorrer ao marketing, como se pode ver:

“Art. 28. O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade”.

No mesmo sentido, o art. 39 do Código de Ética da OAB prevê que o advogado pode divulgar o seu trabalho e, para isso, pode utilizar meios que propaguem informação. 

“Art. 39. A publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão”.

Assim, o marketing jurídico ético preza-se pelo marketing inbound, que não agride o cliente, mas se preocupa em primeiro gerar conexões com o público alvo, para depois conquistar a permissão de comunicar o seu trabalho ou serviço.

Logo, suas estratégias são mais sutis, indiretas e permitem que o cliente procure a empresa e não o contrário. 

O que é e como fazer Marketing Jurídico Inbound?

Esse tipo de marketing é o modelo ideal para advogados que querem aumentar sua rede de clientes sem violar as restrições estabelecidas pelo Código de Ética, pois o modelo inbound atrai o cliente pela informação e não pela venda direta de propostas.

Conforme ilustre doutrinadora ASSAD, o objetivo do marketing inbound é justamente conquistar o interesse das pessoas por meio de conteúdo relevante, conquistando autoridade e convertendo-as posteriormente em clientes.

“O objetivo central do Inbound Marketing é transformar usuários em leads, que são contatos qualificados, ou seja, dados de forma espontânea pelos usuários, transformando leads em clientes e clientes em fiéis divulgadores da marca”.

Na prática:

No primeiro momento, você pode começar a utilizar o marketing jurídico inbound atraindo o público por meio de divulgação relevante em blogs, artigos impressos ou redes sociais.

Em segundo momento, usando ações para converter esses contatos, como e-books e webinars, você vai criar relacionamentos para mostrar seus serviços e suas diferenças no mercado.

Por fim, de forma natural esses contatos se transformarão em clientes e divulgadores do seu nome

É um processo longo, trabalhoso, mas que representará não só uma tendência, mas uma medida imprescindível para os novos tempos na advocacia.

Considerações finais sobre marketing jurídico

A busca de informações, o mundo e os clientes mudaram muito.

Hoje, qualquer pessoa tem uma facilidade de busca de informações pelo Google em instantes. Dessa forma, o Marketing Jurídico ocorrerá de fato atraindo pessoas certas por meio de informações relevantes.

Logo, o advogado que adota estratégias de marketing jurídico inbound no seu dia a dia possui maiores oportunidades de gerar conexões e se destacar através da credibilidade criada. 

Isto é, com o avanço nas novas formas de tecnologia e com as transformações sofridas dentro da própria advocacia, o marketing jurídico não será mais só tendência, mas única saída para “o novo normal” na advocacia.

Confira também nosso artigo sobre Empreendedorismo jurídico: destaque-se no mercado!

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