Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Relações Institucionais e Governamentais (RIG)
no Contexto Corporativo

O profissional de RIG precisa dispor de conhecimentos técnicos e habilidades.

Valor:
R$ 7.000,00

Formato:
100% Online

Data de Início:
04.08.25

Formato:

100% Online

Data de Início:
04.08.25

CARGAHORÁRIA:
60 horas

Valor:
R$ 7.000,00 em
até 6x no cartão sem juros

O Curso

A área de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) está passando por uma revolução. Cada vez mais as empresas buscam profissionais tecnicamente qualificados para representar seus interesses perante órgãos públicos, autoridades eleitas, organizações da sociedade civil e veículos de imprensa. 

 

O profissional de RIG precisa dispor de conhecimentos técnicos  e habilidades multifuncionais, como conhecimento político, jurídico, técnicas de negociação, raciocínio estratégico e habilidade para falar em público. 

Ele(a) também precisa elaborar estratégias customizadas na defesa dos objetivos estratégicos e comerciais de seus clientes, especialmente empresas disruptivas, que trabalham com novos negócios que desafiam o status quo regulatório, sempre dentro dos limites estabelecidos pelas regras de compliance. 

 

Este curso é voltado ao desenvolvimento destes conhecimentos e habilidades por meio de aulas expositivas e oficinas de casos, a partir da experiência de renomados profissionais do setor.

Disciplinas

  • Por que trabalhar com RIG ?
  • Passado, presente e futuro
  • Mercado de RIG: empresas, consultorias e associações
  • Perfil do profissional de RIG
  • A rotina em RIG

 

Convidado: Públio Madruga

 

Participação especial:  Milton Seligman

 

   Disciplina Online via zoom

  • Presidencialismo de Coalizão e RIG

  • Papel de RIG para a democracia

  • Análise política em RIG
  • Consultorias de risco político

 

Convidada: Dep. Marina Helou

 

   Disciplina Online via zoom

  • Fundamentos de RIG

  • As 3 facetas de RIG

  • Os 5 objetivos em RIG
  • Divisão de trabalho em RIG
  • Case Regulação de Patinetes
  • Case Pontos de Apoio  (Luiza Jacobsen)

 

Convidado: João Sabino

 

   Disciplina Online via zoom

  • Compliance Anticorrupção

  • Compliance em RIG
  • Melhores práticas internacionais
  • Transparência Pública
  • Compliance concorrencial (Luiza Kharmandayan)

 

Convidado: Ricardo Mello

 

   Disciplina Online via zoom

  • Mapeando temas de interesse

  • Criando uma estratégia
  • Mapeando stakeholders e Engajamento
  • Objetivos e modelos regulatórios
  • Riscos e Oportunidades

 

Convidado: Danilo Gennari

 

   Disciplina Online via zoom

  • Gerenciando o engajamento

  • RIG em Comissões
  • RIG no Plenário
  • RIG em Estados e Municípios

 

Convidada: Mariana Polidorio

 

   Disciplina Online via zoom

  • Grupos de interesse
  • RIG em Associações
  • Frentes Parlamentares
  • Organização do Poder Executivo

  • AIR
  • RIG no Poder Executivo 
  • Como interagir com o Estado Regulador

 

Convidado: Dario Durigan

 

   Disciplina Online via zoom

 

  • RIG e ESG

  • RIG e narrativa de interesse público
  • RIG e estratégia de negócio
  • Interação com stakeholders internos

 

Convidado: Marcelo Behar

 

   Disciplina Online via zoom

  • RIG em Advocacy

  • Campanha de RIG
  • Advocacy no PL 2.630 (Fake News)
  • Case: Campanha na regulação de AI (Nicolas Andrade)

 

Convidada: Daniele Kleiner

 

   Disciplina Online via zoom

  • Áreas de Comms e RIG

  • Ferramentas de Policy-Comms
  • Objetivos de RIG em Comms

 

Convidada: Heloisa Joly

 

   Disciplina Online via zoom

  • A regulamentação de RIG: Brasil e Mundo

  • Um setor em revolução
  • Por que trabalhar com RIG?

 

Convidados: Renato Sapiro e Públio Madruga

 

 

   Disciplina Online via zoom

PARA QUEM É ESTE CURSO?

O estudante do curso de RIG no Contexto Corporativo busca aprofundar seus conhecimentos e habilidades, para se tornar um líder nas discussões regulatórias e governamentais de seu setor. O curso é destinado aos profissionais de relações governamentais de empresas, jornalistas, cientistas políticos, funcionários públicos, advogados, empresários, consultores e demais executivos que se interessam pelo tema.

Coordenador

Felipe Daud

Diretor de Políticas Públicas para o Alibaba Group na América Latina. No setor público, foi Chefe de Gabinete da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Presidência da República (2011 – 2015) e Chefe de Gabinete da Deputada Mara Gabrilli (2009 – 2011). No setor privado, foi Head de Políticas Públicas do iFood (2020 – 2022),  Diretor de Public Affairs da Lime na América do Sul (2018 – 2020) e gerente de Políticas Públicas da Ambev (2016 – 2018). Mestre em Direito pela NYU e em Filosofia pela UnB, graduado em Direito pela FGV-SP.

Felipe Daud

Diretor de Políticas Públicas para o Alibaba Group na América Latina. No setor público, foi Chefe de Gabinete da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Presidência da República (2011 – 2015) e Chefe de Gabinete da Deputada Mara Gabrilli (2009 – 2011). No setor privado, foi Head de Políticas Públicas do iFood (2020 – 2022),  Diretor de Public Affairs da Lime na América do Sul (2018 – 2020) e gerente de Políticas Públicas da Ambev (2016 – 2018). Mestre em Direito pela NYU e em Filosofia pela UnB, graduado em Direito pela FGV-SP.

Professores reconhecidos

Públio Madruga

Públio Madruga é Chair da América Latina na Edelman Global Advisory. Com mais de 20 anos de experiência no setor de relações governamentais e uma combinação única de experiência jurídica, acadêmica e prática, tem um histórico comprovado de sucesso.

 

Antes de ingressar na EGA, o Sr. Madruga foi o fundador e co-líder da Distrito, uma empresa inovadora na área de relações governamentais. Ocupou cargos de destaque, como Chefe de Gabinete Parlamentar e Assessor do Procurador da Câmara Legislativa do Distrito Federal, e Gerente Executivo de Relações Governamentais da ANABB. 

 

Madruga é formado em Direito pelo UniCEUB; pós-graduado em Direito Público, pelo IDP e possui um MBA em Compliance e Governança pela UnB e um mestrado em Gestão Política pela George Washington University (GWU) em Washington, D.C.

Marina Helou

Marina é mãe da Lara e do Martin. É paulistana e está deputada estadual pela Rede Sustentabilidade. Estudou na escola Waldorf Rudolf Steiner, formou-se em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e tem especialização em negócios e sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral/Cambridge University. Trabalhou oito anos na Natura. É Líder Raps, Renova-Br e Lemann. Fundou o Crea+ Brasil e o Vote Nelas. É vice-presidente da Comissão do Meio Ambiente e coordena a Frente Parlamentar Ambientalistas. É presidente do Comitê Paulista de Prevenção de Homicídios de Adolescentes. Entusiasta da política baseada em evidências, no diálogo e na construção de pontes.

João Sabino

Profissional de Relações Governamentais com experiência tanto no setor público quanto privado. Tem graduação em Ciências Políticas e em Direito, além de Mestrado em Gestão Governamental e Políticas Públicas. Ocupou diversos cargos de direção nas esferas do Legislativo e Executivo, tanto no nível federal quanto municipal. Advogou nas áreas de Direito Público e Infraestrutura. Foi Gerente de Relações Governamentais e depois Head de Negócios para Governos da 99. Também atuou como Global Head de Public Affairs da Grow, holding de micromobilidade dona das marcas Yellow e Grin. Atualmente é o Diretor de Políticas Públicas do iFood, empresa líder de food delivery na América Latina.

Luiza Kharmandayan

Atua como advogada em compliance, direito concorrencial e regulatório. Prestou consultoria  para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD – ONU) no tema de notificação de atos de concentração (2021-2022), bem como no tema de aplicação de sanções pela prática de ilícitos antitruste (2019). Foi chefe da assessoria internacional do CADE (2015 – 2016), bem como assessora da presidência desta autarquia (2013 – 2014). É especialista em relações internacionais pela Universidade de Brasília (UNB), tendo também atuado como consultora em comércio exterior (2011-2012). É graduada em direito pela Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), mestre em direito econômico pela UNB, e doutoranda, na mesma área, pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, atua também como pesquisadora de projeto sobre políticas públicas e ambientes alimentares, desenvolvido entre o Grupo de Direito e Políticas Públicas da Faculdade de Direito de São Paulo e o Instituto O’neill da Georgetown University.

Ricardo Melo

Advogado formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-graduado em Administração de Empresas pela COPPEAD/UFRJ. Trabalhou por mais de 30 anos na Ambev, onde exerceu – dentre outras – a função de Compliance Officer, e terminou sua jornada como Vice-Presidente de Relações Corporativas para a América do Sul. Exerceu também funções em diversas entidades de representação setorial e não governamentais, tais como o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (ABIR), o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) e a Cerveceros Latinoamericanos. Foi membro do Conselho de Ética do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR).

Danilo Gennari de Souza

Presidente da Edelman Global Advisory (EGA Distrito) no Brasil, consultoria especializada em relações governamentais resultado da aquisição da Distrito pelo grupo Edelman de comunicação. Foi Subchefe de Assuntos Parlamentares da Presidência da República, sendo o responsável direto pela relação do Governo Federal com o Poder Legislativo. Atuou no Ministério da Fazenda, como Assessor Especial do Ministro, e participou da negociação de dezenas de projetos. É mestre em políticas públicas pela London School of Economics and Political Science (LSE) e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB).

Mariana Polidorio

Diretora de Políticas Públicas da Netflix no Brasil. Advogada e socióloga, com 20 anos de experiência em relações governamentais e formulação de políticas públicas em diferentes setores, como tecnologia e inovação, economia e tributação, política industrial, entre outros. Atuou em empresas, como Uber e QuintoAndar, passou pela CNI e pelo terceiro setor no Instituto Sonho Grande, e ainda pelo setor público, como chefe de assessoria especial no MDIC e chefe de gabinete no Senado Federal.

Paulo Solmucci

O mineiro Paulo Solmucci é engenheiro mecânico com MBA em Administração pela UFRJ. É presidente-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Integra o Conselho da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), que além da Abrasel reúne as entidades Abras, Abad, Abrasce, Afrac, Anamaco, CACB e CNDL.

Dario Durigan

É Secretário Executivo do Ministério da Fazenda. Foi Diretor de Políticas Públicas do WhatsApp no Brasil. Graduado pela USP é mestre em direito constitucional pela UnB. Ex-membro da Advocacia-Geral da União (2010/2019), foi assessor especial na Prefeitura de São Paulo (2015/2016) e atuou na Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil (2011/2015). Antes foi procurador da Universidade de São Paulo (2009).

Daniele Kleiner Fontes

Sócia- fundadora da Alandar Consultoria em Políticas Públicas. Nos últimos 10 anos dedicou-se tanto academicamente quanto profissionalmente às implicações entre políticas públicas e tecnologia, com foco especial em regulação de internet. Ocupou cargos de liderança no Twitter e na Meta (Facebook) para o Brasil e a região da América Latina. Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo com mestrado em Direito pela Universidade de Brasília e L.L.M pela Harvard Law School.

Marcelo Behar

Sociólogo, advogado e mestre em Políticas Públicas pela LSE. Trabalhou em organizações da sociedade civil, foi o responsável pelo desarmamento no Governo Federal em 2003, advogou e, nos últimos quinze anos, foi executivo C-Level de empresas brasileiras globais com foco em sustentabilidade.  Depois de três anos morando em Londres, voltou a São Paulo.

Nicolas Andrade

Nicolas Andrade é o diretor de relações governamentais do Zoom para América Latina. Foi gerente de políticas públicas no Facebook, e anteriormente trabalhou no National Democratic Institute (NDI), na Embaixada do Canadá, e nos Jogos Olimpicos e Paralimpicos Rio 2016. Nicolas é formado em ciências políticas e relações internacionais pela University of Bath (Reino Unido) e possui dois mestrados pela Universidade de Oxford em políticas públicas e estudos latinoamericanos.

Heloisa Joly

Jornalista há quase duas décadas, trabalha com comunicação corporativa, desenvolvimento de estratégia de reputação e gerenciamento de crise. Foi diretora para América do Sul de comunicação externa da Ambev – onde criou ainda a área de reputação institucional e a liderou. Atuou também como diretora-geral de uma das agências de PR da FSB holding e trabalhou na Máquina Cohn Wolf (atualmente Burson).

 

Como consultora já fez projetos para marcas e empresas como Netflix, Hoegaarden, SPIC, Willbank, Vita Investimentos e Africa. Além de ter desenvolvido parceria com agências especializadas em pesquisas e análises de comportamento, market research e curadoria de conhecimento. Ao lado da Ginger Strategic Research, da HUMAH e da Quiddity integrou relevantes estudos para Ambev, Nubank e Havaianas, por exemplo.

 

Apesar de mais da metade de sua carreira ser dedicada à comunicação corporativa, começou na redação da revista Veja, da Editora Abril, onde atuou como repórter – e conquistou, em 2007, o Prêmio Abril de Jornalismo na categoria Política. Na mesma editora, trabalhou também na publicação Viagem & Turismo.

Renato Sapiro

Renato Sapiro é advogado de formação, sócio fundador da Sapiro, uma consultoria focada em conectar profissionais nas áreas jurídica e correlatas, e é pai da Olivia e do Mike, que são a sua grande paixão. Renato atua com recrutamento há mais de 1 década, onde é referência, sempre liderando projetos nacionais e internacionais e de consultoria para escritórios de advocacia, empresas e instituições financeiras. Além disso é host do Podcast Direito de Resposta, em que quinzenalmente entrevista personalidades do mercado jurídico. É ainda palestrante e professor.

Milton Seligman (Participação Especial)

Membro do Conselho de Administração da Ambev. Atuou como Diretor de Assuntos Corporativos da empresa de 2001 a 2013 e ocupou cargos no conselho de administração da Tenedora CND S.A. de 2013 a 2016 e da BRMalls Participações S.A. de 2022 a 2023 antes da fusão da empresa. Seligman contribuiu significativamente para o Setor Público, atuando em diversas funções durante a gestão dos presidentes José Sarney e Fernando Henrique Cardoso, como Secretário Executivo e Ministro da Justiça, e Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Internacional, entre outros. Atualmente é sócio-diretor da Milton Seligman e Associados Consultoria e Participações Ltda. Além disso, Seligman ocupa ativamente vários cargos, incluindo presidente do conselho de administração do Instituto Sonho Grande, membro consultor da Fundação Lemann, membro do conselho de administração da FAHZ, membro do Centro de Gestão e Políticas Públicas do INSPER e Global Fellow do do Brazil Institute no Woodrow Wilson International Center for Scholars em Washington D.C. É formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria.

Metodologia

Metodologia

Curso Online (100% ao vivo e via Zoom)

Aulas ao vivo no Zoom

Atividades assíncronas no Canvas

Organização do Curso:

  • Aulas Semanais: Segunda-feira a noite (19h às 22h30)
  • Carga Horária Aula Síncrona: 48 horas
  • Carga Assíncrona: 12 horas
  • Carga Total: 60 horas (3 meses)
  • Certificação: 65% de presença mínima

Investimento

Valor:

R$

7.000,00

em até 6x no cartão sem juros

Detalhes do curso:

Aulas Semanais: Segunda-feira a noite (19h00 às 22h30)

 

Carga Horária Aula Síncrona:

48 horas (13 semanas)

Carga Assíncrona:

Leitura do Aluno (12 horas)

Carga Total:

60 horas (3 meses)

 

Certificação: 65% de presença mínima

 

Formato: 100% Online via Zoom

Previsão de início: Agosto/2025

Previsão de fim: Outubro/2025

Valor:

R$

7.000,00

em até 6x no cartão sem juros

Detalhes do curso:

Aulas Semanais: Segunda-feira a noite (19h às 22h30)

Carga Horária Aula Síncrona:

48 horas (13 semanas)

Carga Assíncrona:

Leitura do Aluno (12 horas)

Carga Total:

60 horas (3 meses)

 

Certificação: 65% de presença mínima

 

Formato: 100% Online via Zoom

Previsão de início: Agosto/2025

Previsão de fim: Outubro/2025

Inscreva-se

Edital

Guia do Curso

Conheça o IDP

Lista de Espera

Inscrição

Cadastro para Imprensa