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PROJETO DIÁLOGOS EM DIREITO PÚBLICO: O Periódico como Potencializador da Divulgação Científica e Redes de Pesquisa

Jéssica Yume Nagasaki
Editora Adjunta da Revista Direito Público (Qualis A1).
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas (SP).Brasil.
Universidade Federal do ABC (UFABC). São Bernardo do Campo (SP). Brasil

PROJETO DIÁLOGOS EM DIREITO PÚBLICO:

O Periódico como Potencializador da Divulgação Científica e Redes de Pesquisa​

Projeto Diálogos em Direito Público iniciou em 2023 a partir das inquietações sobre explorar os potenciais de um periódico científico – Revista Direito Público (ISSN: 2236-1766), respeitando as diretrizes nacionais e internacionais regulatórias e ao mesmo tempo contemplar um eixo importante: divulgação científica. Muito além do que se espera da qualidade de um texto publicado e os esforços da editoria científica em relação ao processo editorial, etapa que antecede a publicação, há os desafios do pós-publicação, algo que reverbera tanto para a equipe do periódico, como para os(as) pesquisadores(as) que publicaram o texto.

A interlocução entre divulgação científica e as métricas de um texto e de um(a) pesquisador(a) são elementos cruciais para calcular o fator de impacto e, consequentemente, entender como a pesquisa se difunde na comunidade científica. Embora uma das atividades do(a) pesquisador(a) seja formular redes de pesquisa e com isso articular a divulgação aos seus pares, isso não acontece de maneira ordenada e imediata, requer um trabalho de inserir a pesquisa em seu entorno, seja concordando ou criticando, mas sobretudo, capaz de criar diálogos para além do seu núcleo, afinal, a pesquisa difundida de forma gratuita e sem barreiras, deve alcançar patamares nacionais e internacionais, algo que ainda é uma dificuldade aos pesquisadores(as) brasileiros(as) e latino-americanos(as), salvo suas exceções.

A partir desta dinâmica o projeto tem como objetivo colaborar com a divulgação científica dos textos, seja publicado em dossiê temático ou em nosso fluxo contínuo. Neste momento, o projeto se limitou aos dossiês temáticos e conta com três edições, cuja proposta é fazer com que os dossiês se tornem minicursos onde os(as) coordenadores(as) apresentam o dossiê e compartilham a experiência de participar do processo editorial às cegas e a escolha dos textos para a composição da edição, trazendo um balanço do resultado, tendo em vista que se comunica com a sua agenda de pesquisa e traça novas perspectivas. Desta forma, os(as) autores(as) são convidados a expor suas pesquisas, explicando a agenda em que estão inseridos, como foi a construção e os resultados, permitindo que haja interação entre pesquisadores. Além disso, o minicurso é aberto ao público externo potencializando o diálogo, pois há o momento aberto para dúvidas e apontamentos.

Em âmbito interno ao programa de pós-graduação stricto sensu em Direito Constitucional do Instituto de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) traçamos um caminho importante de interlocução entre o periódico Revista Direito Público (ISSN: 2236-1766) e os discentes do curso, propondo a participação no minicurso – correspondendo a 100% de presença – , juntamente com o envio de três resenhas dos artigos científicos – escolha livre dos discentes -, contassem como 20h de créditos, gerando efeito positivo, pois contamos com um número expressivo de discentes participantes. Para contemplar a divulgação científica, as melhores resenhas encaminhadas pelos discentes são publicadas neste Blog da Revista Direito Público, como vocês lerão na aba “Diálogos em Direito Público – resenhas”! Convido-os a ler as resenhas e compartilhar com as suas redes de pesquisa.

Outra iniciativa foi formular termos de cooperação entre as IES em que os coordenadores estão vinculados, permitindo aderência ao projeto de ensino formulado e possibilitando o cadastro como projeto de extensão pelos(as) docentes coordenadores(as) em suas respectivas IES, contando com a possibilidade de proporem que os discentes também encaminhem resenhas e os docentes selecionem as melhores para publicação no Blog da Revista Direito Público. A iniciativa permite que os discentes, bem como o público externo leiam os textos publicados e os citem em suas respectivas pesquisas, independente do grau de ensino que estiver (graduação, mestrado ou doutorado).

A primeira edição de Diálogos em Direito Público foi realizada em maio de 2023 com o dossiê temático “Educação, Direitos Humanos e Inclusão” organizado pelos docentes Profa. Dra. Ana Claudia dos Santos Rocha (UFMS/CPTL), Prof. Dr. Washington Cesar Shoiti Nozu e Profa. Dra. Griselda Alfarro (Universidad Nacional de Tucumán) – e publicada na Edição 105 (v.20, n.105, 2023). A segunda edição abordou o dossiê temático “Abordagens Teórico-Metodológicas de Análise de Decisões Judiciais em Perspectivas Feministas” – organizado pelas professoras Dra. Camilla de Magalhães Gomes (FND/UFRJ) e Profa. Dra. Luanna Tomaz de Souza (UFPA) publicada na Edição n.106 (v.20, 2023) da Revista Direito Público ocorrendo em agosto de 2023.

A terceira edição ocorreu em agosto de 2024 e contou com a exposição do dossiê temático “Desigualdades e Direitos Humanos: desafios nos sistemas de proteção constitucional e transnacional” – organizado pelo(a) professor(a) Dr. Rodrigo PortelaGomes (IDP/DF) e Profa. Dra. Ciani Sueli das Neves (UFPE) publicado na Edição n.108, v.20, 2023 da Revista Direito Público. Para este ano ainda há previsão da quarta edição de Diálogos em Direito Público com o dossiê temático “Direito do Trabalho e Configurações Institucionais: normas, práticas e concepções em disputa”– organizado pelas Professoras Doutoras: Sayonara Grillo (UFRJ/RJ), Nunzia Castelli (UCLM/Espanha) e Karen Artur (UFJF/MG) e com publicação na Edição n.107 (v.20, 2023).

Como editora-adjunta da Revista Direito Público espero que participem do projeto, tracem diálogos com as pesquisas e entre os(as) pesquisadores(as) e estejam conosco nas próximas edições!

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